Assessoria jurídica: por que sua empresa precisa de uma

Atualmente as empresas precisam de todo o suporte disponível para se manter firme no mercado. Independente do seu porte, a empresa deve estar bem assistida judicialmente para evitar grandes prejuízos ou até mesmo a falência. Contar com uma assessoria jurídica certamente é uma grande vantagem para qualquer corporação. Entenda por que.

A assessoria jurídica pode trabalhar de duas formas na empresa: contenciosa ou preventiva. A contenciosa é a maneira clássica que o cliente enxerga o advogado: atuando diretamente no tribunal, órgãos administrativos, fazendo petições e processos. Sem dúvida, esse é um trabalho muito relevante para as empresas.

Entretanto, a atuação preventiva vem se tornando tendência no mercado. Afinal, é uma forma de observar com antecedência ou mesmo evitar uma situação prejudicial para a instituição. Isso garante previsibilidade e economia para a empresa.

Entre as atividades desempenhadas por uma assessoria jurídica preventiva, podemos citar a elaboração de documentos legais e avaliações prévias de negociações do ponto de vista jurídico.

Se você ainda tem dúvidas sobre contratar ou não uma assessoria jurídica, confira alguns motivos que vão te convencer.

1. Segurança no cumprimento da legislação

Atualmente temos no governo três poderes, cada um com funções e atribuições diferentes. Aparentemente o poder legislativo é o que mais influencia na vida empresarial. Entretanto, o executivo e o judiciário também participam na organização e fiscalização das instituições privadas.

Para que a empresa consiga cumprir fielmente a legislação e tenha segurança, faz-se necessário o conhecimento jurídico. Por isso, contar com o apoio de uma assessoria jurídica é fundamental.

2. Prevenção para reduzir custos

A maior parte dos custos da empresa estão relacionados ao passivo judicial. A redução desse custo tem sido tratada como prioridade pelas grandes organizações, afinal sua existência já foi e ainda é responsável pela falência de muitos empreendimentos.

Essa redução pode ser feita através da assessoria jurídica. Afinal você pode fazer a análise e possíveis mudanças com o intuito de evitar a ocorrência de demandas judiciais, além de facilitar os processos de mediação e arbitragem.

A prevenção feita pela assessoria jurídica representa economia para as organizações. principalmente nos últimos anos, onde as ações trabalhistas contra as empresas vêm aumentando.

3. Planejamento jurídico estratégico

Com a ajuda da assessoria jurídica, as instituições conseguem montar um planejamento estratégico eficiente. Garantindo margens de lucro superiores, previsibilidade e economia, principalmente para empresas que estão iniciando suas atividades.

Existem diversas despesas legais como marketing, logística, produção, recepção e distribuição, que muitas vezes são esquecidas pelos empreendedores. Além disso, os encargos trabalhistas e previdenciários (impostos, formulação de contratos contribuições e taxas), muitas vezes não são contabilizados e isso pode causar sérios problemas financeiros para a instituição.

4. Foco na área de atuação

Se a demanda preventiva ou contenciosa for realizada pelo próprio empresário, além de tomar muito tempo, pode representar um alto custo para a empresa. A terceirização do serviço de assessoria jurídica, reduz as preocupações do gestor e permite que ele concentre seus esforços nas ações da empresa.

Ao deixar as questões legais para a equipe de advogados assessores, o empresário terá mais tempo livre para focar em seu próprio negócio e aumentará suas possibilidades de crescimento e sucesso.

6. Diminuição dos riscos

Ter o auxílio de uma assessoria jurídica no dia a dia de uma empresa influenciará diretamente na contenção dos riscos. Afinal, sempre que necessário você poderá realizar consultas sobre ações, prognósticos de êxito de processos, elaboração de contratos entre outras possibilidades que ajudarão na diminuição desses riscos.

Desta forma, você terá condições positivas para gerenciar crises e riscos financeiros, além de garantir mais proteção jurídica para a organização.

7. Atuação contenciosa

Uma das atividades mais comuns feitas pela assessoria jurídica é a atuação contenciosa (processos judiciais). Independente se for uma defesa administrativa ou um processo trabalhista movido por um ex-funcionário, a proteção contenciosa é essencial para qualquer empresa.

Acordos judiciais, mediações e arbitragens, podem ser considerados uma forma de atuação contenciosa e são uma grande vantagem para a instituição. Terceirizar esta proteção garante mais eficiência nas ações, uma vez que os profissionais assessores já conhecem o perfil da empresa e podem oferecer soluções e defesas mais robustas.

Sem dúvida o apoio de uma assessoria jurídica para a empresa é fundamental. O escritório Gil & Carneiro Advogados oferece muitas soluções nas mais diversas áreas do direito. Entre em contato conosco.