7 tipos de vendas casadas que podem ser denunciadas

O consumidor muitas vezes não conhece seus direitos. No dia a dia, acabamos comprando produtos/serviços e nem sempre nos damos conta do que existe por trás daquela venda. As vendas casadas são um ótimo exemplo disso. Condicionar a compra de um item a outro produto que não seja necessariamente desejado pelo cliente, é considerada uma venda casada e você pode denunciar.

Caracteriza-se uma venda casada aquela que o vendedor impõe a venda de um produto mediante a aquisição de outro que o cliente não deseja. Ou seja, quando você só pode comprar determinado produto se levar o outro.

As vendas casadas também acontecem quando o fornecedor determina a quantidade mínima para a compra de um produto. Porém, se o vendedor oferecer este produto separadamente, mesmo com um valor elevado, não se enquadra na venda casada.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente deve ter liberdade para escolher o que deseja consumir. O artigo 39 do CDC diz que: “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: Inciso I: “condicionar o fornecimento de produtos ou serviços ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.

Existem alguns tipos de vendas casadas que podem e devem ser denunciadas. Confira as 7 mais comuns.

1 – Consumação mínima

A consumação mínima em casas noturnas é um dos tipos de vendas casadas mais frequentes. Acontece muito quando um grupo de pessoas compra um camarote ou mesa e é “obrigado” a consumir um valor “x” em bebidas. Este tipo de prática é errada e pode ser denunciada.

2 – Combos de serviços

Os “combos” de produtos/serviços são bem comuns em empresas de telefonia. Por exemplo, um combo de internet + TV + telefone. Se não existir a possibilidade de contratar estes serviços separadamente, se caracteriza uma venda casada.

3 – Brinquedos e lanches

Outro exemplo de venda casadas está nos fast-foods. Quando um brinquedo só está disponível na compra de determinado lanche, por exemplo, é considerada uma venda casada e deve ser denunciada.

4 – Aluguel de espaço

Quando os salões de festas condicionam o aluguel do espaço à contratação de outro serviço como bar ou buffet, também podem ser denunciados.

5 – Financiamento + seguro

Condicionar o financiamento do imóvel a um seguro habitacional, é um dos tipos de vendas casadas bem comuns que podem ser denunciadas.

6 – Consumação no cinema

Outro tipo de venda casada é a consumação exclusivamente de produtos vendidos nas entradas das salas do cinema. Se você passar por isso, denuncie.

7 – Cartão de crédito + serviços

A liberação de cartões de créditos associados a algum tipo de seguro ou título de capitalização é outro tipo bem comum de venda casada.

Se alguma dessas 7 situações de vendas casadas já aconteceu com você, denuncie e exija seus direitos. Seja para o Ministério Público, Delegacias do Consumidor, Procon ou algum outro órgão competente.

Gostou deste texto? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos a entender seus direitos. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que logo te responderemos.

Gostou? Compartilhe!

Equipe | Gil & Carneiro

Continue lendo...

Talvez você já tenha passado por esta situação: chegar em uma loja e se deparar com valores diferentes de um mesmo produto. Mas a...

Muitas empresas disponibilizam carros para que seus funcionários desempenhem suas atividades. Vendedores, técnicos entre outras funções, utilizam os veículos quase que diariamente, e estão...

Na maioria das atividades empresariais envolvem um ou mais sócios. O objetivo da sociedade é alcançar os resultados da empresa. Porém, muitas vezes as...

Descomplique o jurídico de sua empresa com quem realmente entende do assunto

Entre em contato hoje mesmo e saiba como nossas soluções jurídicas podem ajudar a sua empresa.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?