ANS atualiza a lista de procedimentos que os planos de saúde deverão cobrir

Nesta última terça-feira (7), a Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou que a partir do dia 02 de janeiro de 2018, serão acrescentados novos procedimentos à lista oferecida pelos planos de saúde. Ao todo, serão adicionados 18 novos procedimentos à lista obrigatória, entre eles terapias, cirurgias e exames.

Além disso, será ampliada a cobertura para 7 outros procedimentos, incluindo medicamentos contra o câncer e remédio para tratamento de esclerose múltipla que segundo a ANS é um avanço no Rol de procedimentos.

Esta mudança atenderá 42,5 milhões de beneficiários que possuem planos de saúde e 22,6 milhões que possuem planos odontológicos.

Referente aos preços, a ANS afirma que a partir desta ampliação dos procedimentos, existe uma avaliação que dura 1 ano. Se for identificado um impacto financeiro significativo após este prazo, será feita uma análise, que irá calcular o reajuste do ano seguinte. Portanto, até o momento os valores não terão alta.

De acordo com a ANS, as operadoras de plano de saúde que não cumprirem a cobertura, pagarão uma multa de R$ 80.000 para cada infração cometida.

Veja a seguir a lista dos principais procedimentos adicionados pela ANS:

Câncer

Serão adicionados 8 medicamentos orais para tratamento de cânceres: pulmão, próstata, mielofibrose, melanoma, tumores neuroendócrinos, e leucemia (afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe).

Além disso, a Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT) para diagnóstico de tumores neuroendócrinos será inserida.

Esclerose múltipla

O medicamento imunobiológico (natalizumabe) é um dos grandes destaques desta atualização.

Olhos

Também será incorporada aos novos procedimentos a quimioterapia com antiangiogênico e tomografia de coerência ótica para tratamento do edema macular secundário, retinopatia diabética, oclusão de veia central da retina e oclusão de ramo de veia central da retina. Além disso, está inclusa a radiação para tratamento de ceratocone.

Mulheres

A ANS também incluiu alguns procedimentos que vão beneficiar muitas mulheres. Serão liberadas cirurgias laparoscópicas para tratamento de câncer de ovário (debulking, para restaurar o suporte pélvico (prolapso de cúpula vaginal), para a desobstrução das tubas uterinas e para restaurar a permeabilidade das tubas uterinas.
Também foi adicionada a pesquisa em líquido amniótico por PCR: exame laboratorial para o diagnóstico da toxoplasmose gestacional.

Crianças

Para as crianças, foram liberadas a endoscopia para tratamento do refluxo vesicoureteral, doença relacionada a infecções urinárias e terapia imunoprofilática contra vírus sincicial respiratório (palivizumabe).

Para conferir a lista completa com os 18 procedimentos, clique aqui.

Caso você tenha algum problema com a sua operadora de plano de saúde, entre em contato com a gente. Estamos dispostos a dirimir todas as dúvidas.

Gostou? Compartilhe!

Equipe | Gil & Carneiro

Continue lendo...

Talvez você já tenha passado por esta situação: chegar em uma loja e se deparar com valores diferentes de um mesmo produto. Mas a...

Muitas empresas disponibilizam carros para que seus funcionários desempenhem suas atividades. Vendedores, técnicos entre outras funções, utilizam os veículos quase que diariamente, e estão...

Na maioria das atividades empresariais envolvem um ou mais sócios. O objetivo da sociedade é alcançar os resultados da empresa. Porém, muitas vezes as...

Descomplique o jurídico de sua empresa com quem realmente entende do assunto

Entre em contato hoje mesmo e saiba como nossas soluções jurídicas podem ajudar a sua empresa.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?