Juros x multa: entenda a diferença entre eles

Muitas vezes quando pagamos uma fatura em atraso, percebemos a cobrança de juros e multa (juros de mora e multa de mora). Entretanto, nem todos entendem de fato o que essa cobrança significa e as diferenças entre elas.

A multa de mora pode ser cobrada apenas se estiver estabelecida em contrato. De acordo com o artigo 52, I. do Código de Defesa do Consumidor, a multa de mora não pode ser superior a 2% do valor da fatura. Além disso, a multa pode ser cobrada independente do período em atraso – se a fatura for paga com 2 dias ou 30 dias de atraso, será cobrada a multa de mora de 2%.

Os juros de mora são cobrados quando o cliente atrasa o pagamento de um título, seja ele um cheque, uma duplicata, uma nota promissória ou boletos em geral. Ele também é calculado sobre o valor da fatura e não sobre o valor total da dívida. Diferente da multa, os juros não precisam ser previstos em contrato e seu custo máximo de 1% ao mês. Além disso, os juros de mora geralmente são proporcionais ao período de atraso.

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre juros e multa, pode analisar e calcular suas faturas e também cobrar corretamente as faturas de seus clientes.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então siga o escritório Gil & Carneiro Advogados Associados nas Redes sociais, publicamos semanalmente novos conteúdos.

Gostou? Compartilhe!

Equipe | Gil & Carneiro

Continue lendo...

Talvez você já tenha passado por esta situação: chegar em uma loja e se deparar com valores diferentes de um mesmo produto. Mas a...

Muitas empresas disponibilizam carros para que seus funcionários desempenhem suas atividades. Vendedores, técnicos entre outras funções, utilizam os veículos quase que diariamente, e estão...

Na maioria das atividades empresariais envolvem um ou mais sócios. O objetivo da sociedade é alcançar os resultados da empresa. Porém, muitas vezes as...

Descomplique o jurídico de sua empresa com quem realmente entende do assunto

Entre em contato hoje mesmo e saiba como nossas soluções jurídicas podem ajudar a sua empresa.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?