Morador antissocial: o condomínio pode expulsar?

Você já ouviu falar que um condômino antissocial pode ser expulso? Apesar de ser bem atual e de gerar muitas dúvidas, esse tema vem chegando aos poucos no Poder Judiciário. Porém, ainda não existe uma previsão em lei sobre o assunto, por isso surgem decisões diferentes em tribunais de todo o país.

Quem é consideração um condômino antissocial?

De acordo com o Ministro Luis Felipe Salomão, quando do julgamento do REsp. 1247020, “condômino nocivo ou antissocial não é somente aquele que pratica atividades ilícitas, utiliza o imóvel para atividades de prostituição, promove a comercialização de drogas proibidas ou desrespeita constantemente o dever de silêncio, mas também aquele que deixa de contribuir de forma reiterada com o pagamento das taxas condominiais.”

Apesar disso, a decisão de expulsar ou não ainda é controversa. A discussão diz respeito à propriedade, que é um direito garantido, e também o direito de vizinhança, que atinge um número maior de pessoas.

De acordo com as decisões do Superior Tribunal de Justiça, é possível expulsar o morador antissocial. Destaca-se que o fato de o condômino ser expulso do condomínio, não significa que ele perderá a sua propriedade.

Mas para que isto aconteça, é necessário ter um procedimento para promover a expulsão. Devem ser observadas uma série de construções legais, jurisprudenciais e doutrinárias. Além disso, é preciso ter uma convenção condominial e regimento internos atualizados com os instrumentos do direito, com o objetivo de viabilizar a forma correta para responsabilizar o condômino antissocial, evitando assim possíveis alegações de nulidade, o que poderia reverter em danos ao condomínio.

O que achou desse texto? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários, temos um time de especialistas prontos para atendê-lo.

Gostou? Compartilhe!

Equipe | Gil & Carneiro

Continue lendo...

Talvez você já tenha passado por esta situação: chegar em uma loja e se deparar com valores diferentes de um mesmo produto. Mas a...

Muitas empresas disponibilizam carros para que seus funcionários desempenhem suas atividades. Vendedores, técnicos entre outras funções, utilizam os veículos quase que diariamente, e estão...

Na maioria das atividades empresariais envolvem um ou mais sócios. O objetivo da sociedade é alcançar os resultados da empresa. Porém, muitas vezes as...

Descomplique o jurídico de sua empresa com quem realmente entende do assunto

Entre em contato hoje mesmo e saiba como nossas soluções jurídicas podem ajudar a sua empresa.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?