Os três poderes: como funcionam?

Com as eleições se aproximando, teremos de eleger nossos candidatos e por isso é preciso conhecer as obrigações de cada um dos cargos. Apesar de serem independentes, a Constituição Federal do Brasil determina que os 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), trabalhem harmoniosamente.  Mas, você sabe como eles funcionam na prática? Elaboramos um resumo, confira.

Poder Executivo  

O poder executivo é responsável por administrar o país. Seu papel está nas políticas públicas que sejam de interesse da população, executando leis já existentes e implementando novas legislações.

Este poder é dividido em 3 esferas: federal (representada pelo Presidente da República), estadual (representada pelo Governador) e municipal (representada pelo Prefeito). Esses cargos são definidos através da eleição direta pela população.

Poder Legislativo

O poder legislativo é responsável por ordenar e criar leis para o país. Sua função também é julgar e fiscalizar as políticas do Poder Executivo. Também é dividido pelas 3 esferas: federal, estadual e municipal. Na federal, este poder é composto pela Câmara dos Deputados, que tem como obrigação criar leis, e pelo Senado Federal, que além de poder criar leis tem como objetivo principal revisar e analisar todas as propostas da Câmara dos Deputados.

Na esfera estadual, o poder legislativo é representado pelos deputados estaduais e no âmbito municipal pelos vereadores. Estes cargos ficam responsáveis pela criação de leis estaduais e municipais, respectivamente, bem como a fiscalização do poder executivo.

Poder Judiciário

O poder judiciário tem como objetivo julgar as leis criadas pelo legislativo e pela constituição do Brasil. Os órgãos que compõem este poder são o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e as Justiças Estaduais.

O STF é o órgão máximo do Judiciário. Ele é composto por 11 ministros (únicos ministros que fazem parte do judiciário e do executivo, pois não é um cargo concursado e sim de confiança) que são indicados pelo Presidente e também devem ter aprovação do Senado. Seu objetivo principal é zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a “conclusão” em conflitos que envolvam normas constitucionais.

Já o STJ está abaixo do Supremo Tribunal Federal e julga causas criminais que envolvam pessoas que estão em cargos com o foro privilegiado (desembargadores, governadores estaduais, Juízes de Tribunais Regionais Federais, Eleitorais e Trabalhistas, Ministros e outras autoridades).

As Justiças Estaduais funcionam da seguinte forma. Todo estado tem o seu Tribunal de Justiça (TJ) e os Juízes Estaduais. Os integrantes do TJ são os denominados desembargadores (juízes de segunda instância) e podem contestar e avaliar a decisão de juízes estaduais (primeira instância).

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os cargo políticos em nosso país, poderá votar com mais confiança e convicção. Pesquise e avalie as propostas dos candidatos de acordo com o papel que este poderá desempenhar.

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

Gostou? Compartilhe!

Equipe | Gil & Carneiro

Continue lendo...

Talvez você já tenha passado por esta situação: chegar em uma loja e se deparar com valores diferentes de um mesmo produto. Mas a...

Muitas empresas disponibilizam carros para que seus funcionários desempenhem suas atividades. Vendedores, técnicos entre outras funções, utilizam os veículos quase que diariamente, e estão...

Na maioria das atividades empresariais envolvem um ou mais sócios. O objetivo da sociedade é alcançar os resultados da empresa. Porém, muitas vezes as...

Descomplique o jurídico de sua empresa com quem realmente entende do assunto

Entre em contato hoje mesmo e saiba como nossas soluções jurídicas podem ajudar a sua empresa.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?