ANS atualiza a lista de procedimentos que os planos de saúde deverão cobrir

Nesta última terça-feira (7), a Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou que a partir do dia 02 de janeiro de 2018, serão acrescentados novos procedimentos à lista oferecida pelos planos de saúde. Ao todo, serão adicionados 18 novos procedimentos à lista obrigatória, entre eles terapias, cirurgias e exames.

Além disso, será ampliada a cobertura para 7 outros procedimentos, incluindo medicamentos contra o câncer e remédio para tratamento de esclerose múltipla que segundo a ANS é um avanço no Rol de procedimentos.

Esta mudança atenderá 42,5 milhões de beneficiários que possuem planos de saúde e 22,6 milhões que possuem planos odontológicos.

Referente aos preços, a ANS afirma que a partir desta ampliação dos procedimentos, existe uma avaliação que dura 1 ano. Se for identificado um impacto financeiro significativo após este prazo, será feita uma análise, que irá calcular o reajuste do ano seguinte. Portanto, até o momento os valores não terão alta.

De acordo com a ANS, as operadoras de plano de saúde que não cumprirem a cobertura, pagarão uma multa de R$ 80.000 para cada infração cometida.

Veja a seguir a lista dos principais procedimentos adicionados pela ANS:

Câncer

Serão adicionados 8 medicamentos orais para tratamento de cânceres: pulmão, próstata, mielofibrose, melanoma, tumores neuroendócrinos, e leucemia (afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe).

Além disso, a Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT) para diagnóstico de tumores neuroendócrinos será inserida.

Esclerose múltipla

O medicamento imunobiológico (natalizumabe) é um dos grandes destaques desta atualização.

Olhos

Também será incorporada aos novos procedimentos a quimioterapia com antiangiogênico e tomografia de coerência ótica para tratamento do edema macular secundário, retinopatia diabética, oclusão de veia central da retina e oclusão de ramo de veia central da retina. Além disso, está inclusa a radiação para tratamento de ceratocone.

Mulheres

A ANS também incluiu alguns procedimentos que vão beneficiar muitas mulheres. Serão liberadas cirurgias laparoscópicas para tratamento de câncer de ovário (debulking, para restaurar o suporte pélvico (prolapso de cúpula vaginal), para a desobstrução das tubas uterinas e para restaurar a permeabilidade das tubas uterinas.
Também foi adicionada a pesquisa em líquido amniótico por PCR: exame laboratorial para o diagnóstico da toxoplasmose gestacional.

Crianças

Para as crianças, foram liberadas a endoscopia para tratamento do refluxo vesicoureteral, doença relacionada a infecções urinárias e terapia imunoprofilática contra vírus sincicial respiratório (palivizumabe).

Para conferir a lista completa com os 18 procedimentos, clique aqui.

Caso você tenha algum problema com a sua operadora de plano de saúde, entre em contato com a gente. Estamos dispostos a dirimir todas as dúvidas.